-
Arquitetos: Studio Zhu-Pei
- Área: 40107 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Shengliang Su, Qinquan Zhang
-
Fabricantes: Beijing Quncheng Construction Group Co., Ltd., Beijing Xinli Decoration Engineering Co., Ltd., Elevator, Jingdezhen Tianhan Lighting Co., Ltd., Wanyuan Hongrun Tengfei Stone Development Co., Ltd.
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado nas montanhas e desfiladeiros no lado oeste de Jingdezhen, China. O local era originalmente um vale primitivo e natural com florestas densas. Depois, tornou-se um amplo campo criado pelos habitantes que cortavam as montanhas e preenchiam os desfiladeiros. Acreditamos que esse projeto pode ser uma oportunidade para experimentarmos uma nova atitude e método que restabeleça uma relação harmoniosa e amigável entre o ambiente natural e as criações artificiais.
A relação entre as edificações e o meio ambiente refletidos pela vila, terras agrícolas e montanhas não é apenas a herança do conceito de Fengshui natural das pessoas locais, mas também uma resposta positiva às condições geográficas e climáticas. Os antigos viveram nesta região pensando em como obter recursos da natureza e, ao mesmo tempo, manter a terra em um estado de vitalidade e estabilidade. Eles usavam um método de construção simples, mas inteligente, nutrindo e protegendo o espaço sob seus pés e moldando a consanguinidade das pessoas, da natureza e da arquitetura.
Inspirado na relação entre as antigas vilas locais e a natureza, o conceito de assentamento é adotado para transformar o "centro de conferências" de grande escala, que integraria todas as funções, em volumes de "conferências e alojamentos" com funções dispersas, dissolvendo-o nas montanhas. Esse grupo de edificações escondido nas montanhas deve herdar a sabedoria tradicional dos locais, ser eclético, absorver de forma flexível e estratégica o ar natural, a luz e acomodar atividades humanas para criar uma forma naturalmente aberta, porosa e fluída de um centro de conferências. Ele não só pode ser um local de reunião que faça o corpo fluir para fora, mas também deve criar um habitat que reúna o pensamento.
Para isso, combinar a complexidade do local e explorar uma forma estrutural simples, autêntica e fácil de construir se torna a diretriz principal. Muitos arcos invertidos de uma única curvatura são combinados e alterados repetidamente como unidades de cobertura, o que é uma metáfora para a forma arquitetônica dos beirais chineses. As curvas elásticas únicas nas edificações antigas e a linguagem de telhado ligeiramente recurvada formada pelas extremidades levantadas são totalmente capturadas nas enormes superfícies curvas do centro de conferências, com ritmos em mudança. Os arcos escalonados mudam a refração e a difusão da insolação para ajustar a luz natural. Combinados com a abertura e fechamento das claraboias e o controle das cortinas, o espaço interno oferece a máxima possibilidade de iluminação e ventilação natural.
O conceito de "integridade incompleta" na filosofia de Zhu Pei da "Arquitetura da Natureza" é fortemente refletido neste projeto, e a integração completa da arquitetura e do meio ambiente é realizada em três dimensões. Em primeiro lugar, na dimensão horizontal, a forma de assentamento apresenta bordas de contorno desiguais na fronteira com a natureza, para formar um tecido orgânico, costurando a integração com o ambiente natural, eliminando a fronteira entre o volume construído e o ambiente natural. Em segundo lugar, na dimensão vertical, a estrutura também mostra as vantagens da arquitetura montanhosa. Ela pode ser sobreposta para cima e para baixo conforme o desenho da montanha. Para responder ao clima do sul, uma série de espaços específicos são criados. As salas de reunião de diferentes escalas são conectadas por corredores, passarelas e plataformas sob os beirais que, por sua vez, fornecem sombra e proteção contra a chuva, criando sombras no verão quente de Jingdezhen. Esse volume poroso tal qual uma esponja não apenas contem luz solar e som, facilita a circulação de ar, molda sombras e traz luz natural, mas também absorve atividades e emoções humanas, o que é primordial.